LEVE E LAVE




Você acaba de comprar um tecido lindão para fazer aquela “obra de arte” que aprendeu na mesma semana. A ansiedade é tanta que você só pensa em chegar na frente da máquina, cortar o tecidinho e costurá-lo, dando forma à sua criatividade. Mas, espera aí! Você toma todos os cuidados que seu precioso tecido recém comprado precisa receber para ser transformado em uma peça linda e duradoura? Afinal, ninguém merece você gastar horas se dedicando e a roupa encolher na primeira lavagem! Já imaginou o desastre?! Acredite, nós não queremos isso pra você!

Anote essa dica que é pra toda a vida: Entrou na loja e escolheu o tecido? LEVE para casa e LAVE antes de colocar a mão na massa. Esse é um cuidado que devemos ter para evitarmos surpresas após a primeira lavagem depois que a peça estiver pronta.

Alguns tecidos tendem a encolher alguns centímetros depois de molhados (que bom se isso acontecesse com nosso corpinho depois do banho!). Mas, quer saber por quê isso  acontece? Durante o processo de fabricação, eles passam por máquinas que esticam suas fibras. Com o tempo, elas tendem a relaxar, recuperando o formato original, encolhido. Os modelos com fibras naturais, como o algodão e o linho, são os que mais tendem a encolher após a lavagem. Sarjas, viscoses, flanelas, camisarias, tricolins, moletinhos e veludos cotelês também precisam do preparo antes de serem cortados em moldes.

Depois dessa mini aula de conhecimentos gerais sobre os motivos que levam os benditos tecidos encolherem depois de lavados, segue abaixo como lavá-los antes de iniciar seu trabalho:

Encha um balde com água.
Coloque o tecido.
Deixe alguns minutinhos de molho.

Não é necessário bater na máquina de lavar e nem acrescentar produtos de limpeza. Basta que ele tenha contato com a água.

Caso precise que o tecido seque mais rápido, centrifugue-o. Ao estendê-lo, tenha cuidado e não utilize grampos que possam deixar marcas.

E aí, gostou da dica? Você já teve alguma experiência em não lavar o tecido antes de transformá-lo em roupa e ter que lidar com o encolhimento? Conta pra gente!

Beijinhos e boa costura! 

sobre nós

A criação do Studio de Moda foi motivada pela vontade de oferecer capacitação e especialização para quem deseja trabalhar com moda. Esta motivação nos impulsiona a sermos cada vez mais referência no ensino de moda em Joinville.

Saiba mais...
{{ new Date().getFullYear() }} — Escola de Moda - Studio de Moda
Fale com um atendente mdi-whatsapp