UM OLHAR SOBRE A MOULAGE



Moulage – ou moldagem em português – é uma técnica de modelagem tridimensional feita em cima de um manequim. Este procedimento é minucioso e você irá trabalhar com circunferências, marcação do fio, recortes, pences entre outros detalhamentos que levam a um resultado final com caimento ideal e exclusivo!

Com o passar do tempo, a técnica está se aprimorando ainda mais, permitindo aos criadores uma experiência no plano tridimensional e um contato maior com a base trabalhada. Desta forma, se o modelista quiser tornar o processo de modelar roupas em um processo criativo, é ainda mais fácil com a moulage.



 

Mas como exercer a criatividade a partir disso?

Roupas com muitos recortes, transporte de pences, franzidos e pregas, são as peças ideais para realizar alterações com a moulage, criando um resultado final único! Perfeito para quem gosta de criar e experimentar.
Com a perspectiva da modelagem tridimensional, é possível misturar elementos da criação de moda com alguns princípios da moulage, como a silhueta, as linhas e as texturas. Por meio dessa junção, podemos ver a essência da peça e analisar todos os detalhes. Ousar na criação é tudo que um criador mais gosta, não é mesmo?



Mas e aí surge a dúvida, a moulage é sempre a melhor opção?

A resposta é: nem sempre! O ideal é unir a técnica da moulage com a modelagem plana, pois um processo complementa o outro. A moulage, apesar de muitas vantagens, é também mais trabalhosa e demorada.

A recomendação é que para peças mais complexas, como um vestido drapeado ou franzido, por exemplo, se inicie pela técnica da moulage, pois na modelagem plana não é possível visualizar como ficariam essas estruturas. Assim, o resultado final já pode ser visto e alterado, conforme o desejado pelo estilista e cliente.
É importante ter os dois repertórios para definir qual será mais adequado no momento. Por isso, olhar para uma peça e, a partir do molde básico, saber fazê-la e interpretá-la, é fundamental em qualquer técnica, seja moulage ou modelagem plana.

 
Aprenda esta técnica fascinante e seja um profissional mais completo! 

Se ainda está com dúvida ou quer aprender mais sobre o universo da moda, conheça nosso trabalho. Temos uma equipe de profissionais que pode te auxiliar em todo processo.

Entre em contato e saiba mais!

sobre nós

A criação do Studio de Moda foi motivada pela vontade de oferecer capacitação e especialização para quem deseja trabalhar com moda. Esta motivação nos impulsiona a sermos cada vez mais referência no ensino de moda em Joinville.

Saiba mais...
{{ new Date().getFullYear() }} — Escola de Moda - Studio de Moda
Fale com um atendente mdi-whatsapp