MAS AFINAL, O QUE É O DESENHO TÉCNICO DE MODA?



O universo da moda é infinito! Atualmente, com a evolução da tecnologia, o mercado de trabalho também esta se adaptando a essa realidade. Os softwares Corel Draw e o Illustrator são algumas das ferramentas mais utilizadas para a elaboração de Desenhos Técnicos de Moda.

A informatização do desenho de moda é cada vez mais valorizada e também é considerada um diferencial para a inserção do profissional no mercado.



Mas afinal, o que é o Desenho Técnico de Moda?

O desenho técnico de moda é o desenho mais detalhado da peça, onde não se usa a boneca, somente a roupa com as suas proporções e as informações técnicas do modelo, como: pespontos, caseados, bolsos, recortes e outros detalhes importantes.

Para que possamos representar as informações completas é importante desenhar frente, costas e se houver necessidade desenhamos também a lateral. Em alguns casos, é possível redesenhar alguns detalhes bem importantes para poder explicar o modelo.

Nele, a peça é representada com todos os detalhes claramente definidos. É também um dos elementos que compõem a ficha técnica do vestuário, primordial para que a peça alcance um padrão de alta qualidade!

Pensando nisso, o curso de Desenho Técnico de Moda do Studio de Moda se torna essencial para habilitar e especializar o aluno por meio de uma metodologia exclusiva, voltada à aplicação prática. As aulas são totalmente práticas e ensinam como trabalhar com os softwares, desenvolvimento de peças de vestuário, criação e desenvolvimento de fichas técnicas e outros.

 

Para que serve o Desenho Técnico de Moda

Ele serve para comunicar e registrar uma peça de roupa, que geralmente ainda está apenas na fase de planejamento. Essa etapa do desenvolvimento do produto é feita antes da peça piloto e ajustada respeitando todas as reformulações para a produção. É através dele que passamos para o modelista, de forma técnica todas as ideias desenvolvidas pelo estilista ou designer de moda.

É importante ressaltar que o desenho e a modelagem são etapas diferentes no processo de produção, mas completamente interligados. O desenho técnico transforma informações tridimensionais para bidimensionais, ou seja, é a representação da roupa fora do corpo com a finalidade de detalhar a estrutura, cortes e costuras.

Quando as técnicas do modelo são transmitidas corretamente, elas oferecem maior produtividade e redução de custos, um fator indispensável nos dias de hoje.

Com as aulas práticas e teóricas, o curso de Desenho Técnico de Moda da Escola Studio de Moda é fundamental para qualificar e aprimorar o aluno para o mercado de trabalho.

 

Conheça as áreas de atuação

O curso Desenho Técnico de Moda prepara o aluno para encarar qualquer desafio no mercado de trabalho. O aluno pode atuar em diversas áreas da moda, como na indústria de confecção feminina, masculina e infantil, como assistente de estilo, assistente de desenvolvimento de produto ou como freelancer de desenho técnico. Além de obter uma renda extra com os trabalhos realizados.

É importante ressaltar que para trabalhar na área, é necessário prévio conhecimento em desenho de moda e modelagem. Entre em contato com a escola mais bem estruturada de Joinville/SC e faça sua inscrição.

sobre nós

A criação do Studio de Moda foi motivada pela vontade de oferecer capacitação e especialização para quem deseja trabalhar com moda. Esta motivação nos impulsiona a sermos cada vez mais referência no ensino de moda em Joinville.

Saiba mais...
{{ new Date().getFullYear() }} — Escola de Moda - Studio de Moda
Fale com um atendente mdi-whatsapp