Por isso, o Curso Intensivo de Planejamento de Moda será dividido em três momentos e com três professoras diferentes que conduzirão o passo a passo de cada etapa do planejamento e da execução de uma coleção, tanto em relação aos aspectos teóricos quanto práticos.
Nesse curso você irá aprender a planejar e executar uma coleção do zero, buscando inspiração a partir de peças clássicas e icônicas, levando em consideração os estilos pessoais universais e criando uma coleção até o seu posicionamento e precificação.
Por que cursar?
O curso tem como objetivo desenvolver as etapas de desenvolvimento e execução de uma coleção, desde a busca de inspirações e referências até a sua criação.
Na Semana 1, o aluno será estimulado a aumentar a sua capacidade criativa, através de um maior embasamento e referências para despertar as suas inspirações.
Na Semana 2, o aluno terá conhecimento dos diferentes estilos pessoais e como usar esse conhecimento para definir o perfil de uma coleção. Ele irá aprender a usar a ferramenta de Pirâmide de Estilo para criar a identidade de uma coleção.
Por fim, na Semana 3, será compreendido o processo de planejamento e desenvolvimento de uma coleção de moda, assim como são as principais etapas até a execução e a precificação de uma coleção.
Esse curso é ideal para quem quer entender como criar uma coleção do zero, desde a fase da busca de inspirações e embasamento até a fase final de execução. Desta forma, ficará claro que todo esse processo acontece por meio do uso de técnicas e de ferramentas que irão permitir materializar toda a criatividade em um fluxo de criação assertivo e inteligente.
Gostou? Entre agora mesmo em contato para saber mais detalhes e comece 2023 criando sua própria coleção de maneira muito mais técnica, criativa e inspirada!
Como são as aulas?
Turmas reduzidas: até 6 alunos
Formato: presencial com aulas práticas
Com Certificado
Data: de 9 a 26 de janeiro de 2023 (de segunda à quinta-feira)
Horário: 19h às 21h
Carga Horária: 24 horas
Pré-requisito
Sem pré-requisitos necessários.
Ementa:
Semana 1: Introdução à história da moda e história das grandes marcas internacionais
- Introdução à Histórica da Moda através da linha do tempo (Antiguidade, Renascimento, Barroco, Rococó, Revolução Francesa).
- Principais características de cada período e personalidades importantes que marcaram cada época e contribuíram para a moda.
- Século XX: Alta Costura e Cenário Francês.
- Moda entre as Guerras Mundiais.
- Surgimento das grandes Maisons francesas.
- Principais fatos históricos e peças de cada Maison: Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, Hermès, Balmain, Givenchy, Louis Vuitton, Schiaparelli, Paco Rabane e Courrèges.
- Século XX: Cenário Italiano (Alta Moda Italiana).
- Surgimento das grandes marcas italianas, principais fatos históricos e peças de cada marca (Prada, Versace, Gucci, Salvatore Ferragamo, Armani, Valentino, Fendi, Emílio Pucci).
- Cenário Londrino e Americano.
- Montagem de um moodboard com recortes de revista, buscando inspirações
- través de imagens atuais, buscando referências do passado e conectando com o presente.
Semana 2: Os 7 Estilos Universais
- Os 7 estilos universais, como identificar cada um deles na sua essência.
- Analisando as linhas de design e as características de cada estilo.
- O lado positivo e negativo de cada visual de estilo e sua comunicação.
- Como criar uma Pirâmide de Estilo para uma marca de roupa.
- Estratégias comerciais para cada estilo.
- Definição de elementos que podem ser trabalhados em uma coleção com referência aos estilos pessoais.
- Tecidos e texturas para cada estilo.
- A comunicação não verbal de cada estilo.
- Cores usadas nos estilos pessoais.
Semana 3: Planejamento e execução de uma coleção
- O papel da pesquisa no planejamento de coleção: Pesquisa de mercado; Pesquisa de público-alvo; Pesquisa de tendências. Prática: formulação do briefing da coleção.
- Análise de dados e formulação de referências visuais: Benchmarking; Definição de persona; Processo criativo; Painel de tema da coleção; Definição de conceito e narrativa da coleção. Prática: criação de painéis visuais por meio de recorte de revistas e construção do canvas.
- Processo de criação de coleção: Definição de formas e silhuetas; Definição de mix de produtos; Definição de aviamentos e insumos; Definição de tecidos; Definição de cores e combinações; Definição de estampas e texturas Prática: continuação do canvas com recortes de revistas.
- Entrega da coleção: O desenho de moda; Fichas técnicas de produtos; Modelagem das peças; Processo de pilotagem e prova de produto; Gradação de tamanhos; Aspectos de venda: precificação. Prática: Apresentação do planejamento de coleção de moda.
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Conheça as professoras do curso
Professora: Fernanda Cecília Malucelli | Semana 1
A professora Fernanda é formada pela École Passaporte Fashionista de Paris e pelo Centro Europeu de Curitiba, além de ser também formada em Desenho de Moda pela escola Studio de Moda.
Atua como Consultora de Imagem e Estilo e Ilustradora de Moda.
Professora: Lilian Sauer | Semana 2
A professora Lilian tem as seguintes formações: Personal Stylist (Titta Aguiar), Coloração Pessoal (Rita Heroína e Anita Rezende), Consultoria de Imagem (Danielle Ferraz), além da formação em Modelagem pelo Studio de Moda. Tem MBA em Planejamento Estratégico Empresarial.
Atua há 11 anos como Personal Stylist e Consultora de Imagem especializada em Coloração Pessoal, Tendências de Moda e Tendências do Mercado da Moda. É consultora de imagem da Rede Globo
Além disso, é fundadora do Escritório Estiloso e Lilian Sauer Collection, atuando também como instrutora do Curso Profissionalizante de Personal Stylist no Studio de Moda.
Professora: Pamela de Liz | Semana 3
A professora Pamela é bacharel em Design pela Univille, Especialista em UX Design e Mestranda em Design.
Dentre as suas experiências profissionais, é possível destacar a sua atuação como designer na indústria de confecção de moda, na área de criação dentro de agências de publicidade e na área de comunicação farmacêutica.
Nos últimos 2 anos, foca também na concepção de propostas visuais, desdobramento de materiais gráficos editoriais, interfaces e storyboards, além de processos seletivos de onboarding e de treinamentos para outros designers.
Também atua como professora de design gráfico e realiza trabalhos de consultoria e comunicação para micro e pequenos empreendimentos na região de Joinville.